Ocorrerá no dia 21 de setembro o 17º Encontro de Esperanto de Taguatinga. As atividades terão lugar no Auditório dos Pioneiros, localizado na Praça do Relógio. O tema será Esperanto e Maçonaria, em comemoração aos dez anos da Loja Maçônica Lazaro Luiz Zamenhof de Brasília. Também será festejado o Dia Internacional da Paz. O evento vai das 10h00 às 12h00 com entrada franca.
   
   
Língua, Artes e Valores no Diálogo entre Culturas será o tema do 100º Congresso Universal de Esperanto. A informação foi divulgada pelo secretário-geral da Associação Universal de Esperanto, Martin Schaeffer. O evento está marcado para acontecer entre os dias 25 de julho e 1º de agosto de 2015, em Lillie, no norte da França.
   
   
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, prestigiou o recém-terminado 99º Congresso Universal de Esperanto. O jurista encontrava-se em Buenos Aires na noite de 29 de julho, quando passou em frente ao teatro Metropolitan City, onde estava prestes a começar a programação musical do evento. Na oportunidade iriam apresentar-se a banda brasileira Supernova e o cantor italiano Manuel. Barbosa foi convidado pelo secretário da Associação Universal de Esperanto (UEA), Clay Magalhães, e pelo ator esperantista Amarílio Carvalho. Devido a outros compromissos assistiu apenas à primeira parte do show. Simpático, ainda tirou fotografias com congressistas no saguão da casa de espetáculos.
   
   
Começa nesta sexta-feira (12) mais um Encontro da Seccional Checa da União Internacional Católico-Esperantista (IKUE). As atividades vão acontecer no Monte Santo de Olomouc, tradicional local de peregrinação no nordeste da República Checa. Estão programadas missas em esperanto, palestras, excursões e exibição de filmes.
   
   
Uma canção em Esperanto atingiu o primeiro lugar na parada de sucessos. A informação vem de Varsóvia, capital da Polônia. A música Sango de la Imago, do grupo Sango, foi a mais pedida pelos ouvintes da Rádio RDC. O grupo Sango é conhecido no meio esperantista do Leste Europeu, tendo se apresentado em diversos eventos na região. Recentemente lançou o CD Sango de la vibrado de la Terglobo (Mudança na vibração do globo terrestre).
   
   
A Associação de Esperanto do Nepal abriu inscrições para o 11° Encontro Internacional do Himalaia. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 26 de fevereiro e oito de março de 2015.
Apresentar o país aos Esperantistas estrangeiros é um dos objetivos dos organizadores. A programação será elaborada para atender a diversas faixas etárias. Detalhes no endereço: www.esperanto.org.np.
     
   
Marcadores de páginas com propaganda do Esperanto estão sendo distribuídos gratuitamente no Rio de Janeiro. O material está disponível na Biblioteca Popular Municipal Cruz e Souza, localizada em Bangu, na zona oeste da cidade, e em algumas livrarias da região. A iniciativa faz parte do projeto Esperanto para o Público liderado pelo esperantista Evandro Caboclo.
   
   
A esperantista britânica Marjorie Boulton de 90 anos foi agraciada com o Prêmio Grabowski, concedido pela Associação Universal de Esperanto (UEA), durante a realização do Congresso Internacional de Esperanto na Argentina.
   
   
Brasileiros destacaram-se no recém-terminado 99º Congresso Universal de Esperanto. O evento que teve lugar em Buenos Aires (Argentina), entre os dias 26 de julho e dois de agosto. O médico Paulo Sérgio Viana foi duas vezes premiado no Concurso Literário. Na categoria prosa, recebeu menção honrosa pelo trabalho “O perfume da acácia”. Na categoria ensaio, Viana ficou em segundo lugar, com o texto “Poesia na internet: uma nova poesia?
O jovem Alexandre Prado Serafim foi o vencedor do Concurso de Oratória do recém-terminado Congresso Universal de Esperanto.
   
   
Chegou ao mercado o novo CD do grupo holandês Kapriol’. O disco, intitulado Kavaliriko é o segundo de uma carreira iniciada em 2009, na Dinamarca. O repertório é marcado por ritmos tradicionais dos Países Baixos. A produção foi realizada pela gravadora esperantista Vinilkosmo, após uma campanha internacional de adesão.