A Cooperativa Cultural dos Esperantistas (KKE) recebeu mais uma personalidade do movimento esperantista mundial. Na sexta-feira, dia seis de novembro, o professor italiano Renato Corsetti fez palestra, respondeu perguntas e conversou com o público num encontro histórico porém informal.
O evento insere-se no Projeto Uma Janela para o Mundo. A cada mês, uma pessoa de renome no cenário do Esperanto apresenta-se ao vivo, independentemente de onde esteja, para os frequentadores da KKE. Corsetti é uma das mais respeitadas figuras do movimento esperantista internacional. Ao longo de décadas desempenhou funções de destaque, como presidir a Associação Universal de Esperanto. Atualmente, além de ocupar uma cátedra na Academia de Esperanto, é presidente da Federação Italiana de Esperanto.
   
   
Aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro o 20º Festival Internacional de Línguas. As atividades tiveram lugar na Faculdade de Línguas Estrangeiras CSPU-los, em Tcheboksary, capital da República Tchuvache, na Federação Russa. Cada apresentação teve cerca de 30 minutos. Nelas foi possível ouvir o som das diversas línguas e ter contato com pessoas de outras culturas. O evento foi organizado pela Juventude Esperantista da República Tchuvache e pela escola de idiomas "Língua de Sucesso" com o apoio do Ministério da Educação e Políticas de Juventude.
   
 
   
O maratonista fluminense Walter Fontes é candidato a participar do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Após indicações feitas por inúmeros internautas no site oficial do evento, o mundialmente conhecido "Atleta do Esperanto" teve seu nome incluído entre os concorrentes a condutor do fogo olímpico.
Uma campanha está sendo feita para conseguir o maior número possível de votos para o corredor esperantista. Walter Fontes declarou ao site Esperanto Ilustrita que "além de ser uma honra, a participação no revezamento será uma oportunidade única de divulgar a Língua Internacional Neutra." Para votar, basta acessar o endereço: www.rio2016.com/tochaolimpica.
   
 
   
O movimento esperantista participou de mais um evento público na América Central. No dia 30 de outubro, o Esperanto foi divulgado durante a Feira Internacional de Cultura e Amizade, realizada no campus da Universidade Centro-americana, em Manágua. O público visitante recebeu informações e panfletos sobre o idioma auxiliar neutro. A organização do estande esperantista ficou sob a responsabilidade da instituição Esperanto Nicarágua.
   
 
   
A Legião da Boa Vontade anunciou mais uma apliação do Esperanto em suas atividades institucionais. Foi lançado o blog do diretor-presidente da entidade, o jornalista José de Paiva Netto, na Língua Internacional Neutra. O site apresenta não somente artigos, como também dados biográficos e pensamentos de cunho social, religioso e filosófico.O blog está disponível no endereço: www.paivanetto.com/eo.